sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Apresentação do Caio + "Todo"

Olá a todos,

Como começar? Bem...devo dizer que o Sr. Raul estava fazendo bullying comigo para que eu escrevesse logo, com direito a ameaças de morte inclusive, que fique registrado. Por tal motivo, estou cá escrevendo, antes que roubem a minha vida e para que vocês saibam :) Sou o Caio, uma das pessoas que o Raul convidou para colaborar com o Blog. (Ok. A ameaça de morte era mentira, foi um convite)

Bem... vou me apresentar rapidamente e dizer porque eu aceitei escrever aqui.

Realmente admiro o trabalho do Raul e julgo que ele é um grande escritor, não só pelo seu estilo e habilidade em abordar determinadas coisas, como pelas próprias temáticas em si que ele aborda, que me agradam muito. Acredito que tanto ele quanto as suas personagens (não que eles sejam o mesmo e nem que não o sejam) tenham alguma proximidade e compatibilidade comigo e no modo como eu enxergo as coisas a minha volta. Pensei em recusar o convite, porque estou sem tempo no momento e nem tenho o mesmo estilo e nem sou tão bom escritor. Contudo, de vez em quando também tenho meus "lampejos de genialidade", que se não são tão geniais assim, talvez, possam colaborar de alguma forma, passando alguma mensagem relevante e/ou permitindo alguma reflexão que valha a pena. No mais, faz tempo que eu queria criar um blog (algo que eu pretendo fazer em breve, assim que organizar melhor a minha vida) e essa é uma boa chance para incentivar a mim mesmo. É a primeira vez que eu posto em um blog.

Bem... chega de falar. Fiquem com um pequeno texto que eu escrevei em 2006. Espero que agrade.

Abraços,

Caio



TODO

A tinta, ela não é a mesma, nem você é o mesmo. Você pode olhá-la e perceber que você mudou, e que ela mudou. De repente, a partir de algum fato, isso modifique completamente a sua visão e consequentemente o objeto em questão, ou seja, na sua concepção o objeto mudou, ou você. Talvez os dois. Talvez estivesse tudo lá, mas não era possível o entendimento, porque estamos acostumados a ver partes do todo e muitas vezes as partes superficiais, não os detalhes, aqueles que ninguém vê, mas que são fundamentais para entender o Universo. Não basta conhecer todas as partes, você tem que entendê-las, como elas se ligam, como elas se misturam. Observe, sinta e entenda.

Se você conhece a parte de um todo, é possível que você afirme que conheça o todo?

Não, porque o todo é tudo que está no todo e você só enxerga uma parte. Se você enxergasse todas as partes, você conheceria o todo? Não, pois o todo não tem partes. Você acaba de dividir o universo! Você acaba de se dividir. Olhe para estas tintas dentro de seus confortáveis compartimentos de plástico, não é maravilhoso? Você consegue distinguir todos: Azul, verde, vermelho. Você os entende, não é? Que bom...

Olha, as tintas sumiram! Hey, pintaram um quadro com as minhas tintas! Eu as conhecia, eram tão boas, porque tinham que ir embora? Não sei...

Mas esse quadro é bem bonito. Mas esse quadro são as minhas tintas! Lógico que são, está ali, você não vê? Estão misturadas, continuam sendo as suas tintas. Olhe para o quadro, amarelo, azul, verde, vermelho. Você têm que entender o todo, o que nunca deixou de ser. Mas tem amarelo ali?!

6 comentários:

  1. O amarelo, o azul sempre estarão lá!!!Assim como em nossas vidas estarão sempre as tristezas, as alegrias, os sucessos, os fracassos e tudo será o "belo"(assim espero) qusdro de nossa existência...Parabéns pelo texto, Caio!

    ResponderExcluir
  2. Sim, também espero :)

    Muito Obrigado pelo elogio Sani! XD

    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Caio, seu texto pra mim hoje, fez muito sentido!

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Muito Obrigado Rafael!

    Fez? Por que vc diz isso?

    ResponderExcluir
  5. Tem uma música chamada "En Lo Puro No Hay Futuro", e no refrão eles dizem assim:

    "En lo puro no hay futuro
    la pureza está en la mezcla
    en la mezcla de lo puro
    que antes que puro fue mezcla"

    e ultimamente tenho me deparado muito com essa questão da "mistura" (ao menos no modo como interpretei seu texto)

    ResponderExcluir
  6. Interessante a letra da música Rafael :)Não conhecia.

    Pois é... mistura, mudança, fluxos fazem parte dos meus temas favoritos! Depois pretendo escrever mais sobre isso e/ou mandar mais algum texto que aborde um tanto sobre isso. É que agora eu tenho que resolver/pensar em outras coisas :P

    Abraços!

    ResponderExcluir